27 outubro 2014

Musicalidade


Desde a primeira pisada nas ruas de Dublin senti o cheiro de musicalidade no ar.
A cidade apresenta-se com uma certa mistura de serenidade e agitação. A maioria das construções são antigas e contam suas histórias para milhares de residentes e turistas do mundo inteiro, todos os dias. As paredes e ruelas falam. Sussurram a trajetória daqueles que já se foram e dos que irão chegar. São muitas vozes e cores, cheiros e sabores. Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi a sensação de ter uma trilha sonora onde quer que eu estivesse. A música está em todo lugar e faz você se apaixonar todos os dias por ondas sonoras vibrando diferentemente em seu aparelho auditivo. Quase consigo ouvir uma orquestra quando estou no centro do centro. Ainda mais: fecho meus olhos  delicadamente e apenas sinto  todas as vibrações que se  tonam uma só melodia. Seja rock, clássico, pop ou regional, toda música que aqui eu ouço me toca, faz minh'alma transbordar de regozijo. Essa trilha me faz sonhar, levitar a cada nota e a cada passo que a acompanha.
É liberdade plena! É manifestação e valorização que vai além de coisas que são muito importantes para as pessoas hoje em dia como o "ter". Eu não preciso possuir a música para aparentar algo que não sou frente o 'grande outro' social. Escuto a melodia, sinto-a em meu âmago, flutuo e me propago pelo ar junto com ela, até chegar o momento em que ela vai embora e eu me permito ser contagiada por outra melodia que encontrar pelo caminho. Ela não é apenas um objeto, um entretenimento. A música está viva e também conta a história de uma cidade, um povo, um sentimento... Ela nos conta muito mais do que as vezes somos capazes de perceber.
Senti a música em cada célula no meu corpo e agora meu coração canta de felicidade.
Ah, como é bom ter a trilha sonora do filme da vida.


Dublin, 8 de Setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário